NÚCLEO DE ENSINO EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA ENSINO MÉDIO E FORTALECIMENTO DE METODOLOGIAS PARA ENSINO FUNDAMENTAL I E II
ATENÇÃO
Nossa primeira aula, dia 01/08 às 8h 45min,
com a professora Adriana Corral, Incentivo a Leitura,
ocorrerá em tempo real!
01 de Agosto de 2020
08h30m
https://meet.google.com/lookup/bub2pxtrxa
A mudança ocorreu para melhorar a comunicação, muitos participantes não conseguiram o acesso a plataforma Classroom e desta forma podemos explanar melhor sobre o assunto.
Os materiais e gravação desta 1a aula aula será disponibilizada na plataforma Classrrom.
E serão realizadas as orientações para o cadastro de todos.
Agradecemos a compreensão de todos!
O curso "Métodos Inovadores de Ensino de Matemática para docentes do Ensino Médio", com parcerias das Faculdades de Ciências e Engenharia -UNESP - Campus Tupã, Prefeitura Municipal de Tupã e Diretoria Regional de Ensino de Tupã, tem como objetivos gerais, implementar ações de fortalecimento em conhecimentos matemáticos, buscando a aplicação de novas metodologias a fim de alicerçar a prática pedagógica em sala de aula.
Em 2020 o Núcleo de Ensino foi dividido em 3 frentes.
1. Contação de histórias – Incentivo à leitura
2. Jogos matemáticos – Como aplicar os jogos nas aulas de matemática
3. Robótica – Roboclass
As aulas ocorrerão de forma remota, e cada módulo será ministrado e avaliado de formas diferentes.
O professor poderá inscrever-se em todas as frentes ou escolher a que deseja acompanhar. A certificação será pela NÚCLEO DE ENSINO – UNESP no total de horas referente a inscrição do participante.
Ocorrerá uma apresentação aos professores inscritos no dia 25 de julho de 2020 de forma online na plataforma google meet para familiarização das ferramentas e apresentação do Núcleo 2020.
A inscrição poderá ser realizada pelo link: https://bit.ly/2Wh25f2 no período de 18 a 25 de julho de 2020 de forma gratuita.
FRENTE I - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - Incentivo à Leitura
01/08/2020
1ª Aula - Frente I: Contação de histórias – Incentivo à leitura
Plataforma: Classroom – Será realizada a abertura pela professora e depois os vídeos serão disponibilizados.
Conteúdo:
- Acolhimento;
- Apresentação do Método Recepcional (BORDINI; AGUIAR, 1993)
- Contação de história: “Cocô de passarinho” de Eva Furnari; análise textual; dialogia e intertextualidade.
08/08/2020
2ª Aula - Frente I: Contação de histórias – Incentivo à leitura
Plataforma: Classroom – Será realizada a abertura pela professora e depois os vídeos serão disponibilizados.
Conteudo:
- Contação de história: “O mundo no black power de Taiô” de Kiusam de Oliveira;
- Revisão do Metódo Recepcional (BORDINI; AGUIAR, 1993);
- Análise textual; dialogia e intertextualidade.
FRENTE II - JOGOS MATEMÁTICOS
15/08/2020
1ª Aula - Frente II: Jogos Matemáticos
Plataforma: Google meet – As aulas serão online (tempo real).
- OS JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA.
- Operações básicas. Aplicação dos jogos sugeridos em sala de aula.
29/08/2020
2ª Aula - Frente II: Jogos Matemáticos
Plataforma:Plataforma Google meet – As aulas serão online (tempo real).
Conteúdo:
- OS JOGOS EM SALA DE AULA.
- Interpretação e criação de regras para jogos. Proposta de criação de regras mediante conteúdo a ser abordado.
FRENTE III - ROBÓTICA (ROBOCLASS)
05/09/2020
Frente III: Robótica (RoboClass) – Carga horária 32 h
Objetivo: Construção de equipamentos e dispositivos utilizando os kits de automação (Robótica) o qual auxiliará na familiarização dos componentes, realização de algumas construções básicas com o kit (via remota). A frente especificamente estará voltada a construção de um Robô Carrinho.
Os módulos iniciar-se-ão em 05 de setembro de 2020 na plataforma class room de forma quinzenal.
Serão marcadas aulas para esclarecimento de possíveis dúvidas sobre os vídeos lançados nos módulos nos intervalos das aulas pelos professores e tutores.
Previsão (05/09 -19/09 -03/10 -17/10 e 31/10).
Módulos oferecidos:
I- Conceitos Iniciais e Montagem
II - Planejamento e Análise do carro robo
III - Programação e Execução para o funcionamento do equipamento
IV - Aulas Práticas (Mat/Fis) – utilização de conceitos para o funcionamento do equipamento
Neste módulo ainda serão oferecidas aulas online (12 e 26 de setembro e 10 e 24 de outubro) as quais serão utilizadas para reconhecimento de componentes e montagem de equipamentos com simuladores- Atividades sugeridas (com intuito de sanar dúvidas Introdução a Plataforma Arduino, Acendimento de LEDs, Som com Buzzer e Luminosidade Ambiente).