Adicionar/Editar contribuinte

Orçamento Participativo

O que é?

O Orçamento Participativo é um mecanismo direto de participação popular. Através dele, a população discute e decide sobre o orçamento público e as políticas públicas, e faz o levantamento das necessidades de seu setor para discutir as prioridades de acordo com o orçamento do município. Dessa forma, o cidadão passa a ser um protagonista permanente da gestão pública, não restringindo sua participação apenas ao ato de votar. É um dos instrumentos de Participação Cidadã que rompe com as formas tradicionais de governo. Neste processo, as definições sobre como e onde serão aplicados os recursos contidos no orçamento são debatidas e definidas com a população. Entender o que é Orçamento Participativo significa saber o que o governo faz com o dinheiro recolhido pelo contribuinte. Valorizar o orçamento é planejar as ações governamentais e os recursos que a sociedade produz e repassa aos cofres públicos, pagando seus impostos e taxas em nome do bem comum.


PPA – Plano Plurianual

O Orçamento Participativo para confecção do Plano Plurianual possui como finalidade a coleta de sugestões e demandas da sociedade, visando a construção de um Plano que atenda da melhor forma os anseios da população. As sugestões aqui recebidas serão apreciadas pelos responsáveis das Pastas municipais e pelos técnicos envolvidos quanto a sua viabilidade, podendo ou não serem acatadas, alteradas e inseridas no projeto final do Plano Plurianual.


LOA

O Orçamento Participativo para confecção da Lei de Diretrizes Orçamentárias possui como finalidade a coleta de sugestões e demandas da sociedade, visando definição de prioridades a serem observadas posteriormente pela Lei Orçamentaria Anual, de forma que atenda da melhor forma os anseios da população. As sugestões aqui recebidas serão apreciadas pelos responsáveis das Pastas municipais e pelos técnicos envolvidos quanto a sua viabilidade, podendo ou não serem acatadas, alteradas e inseridas no projeto final da Lei de Diretrizes Orçamentárias.


LDO

O Orçamento Participativo para confecção da Lei Orçamentária Anual possui como finalidade a coleta de sugestões e demandas da sociedade, visando definição de prioridades a serem observadas para o exercício de 2023, de forma que atenda da melhor forma os anseios da população. As sugestões aqui recebidas serão apreciadas pelos responsáveis das Pastas municipais e pelos técnicos envolvidos quanto a sua viabilidade, podendo ou não serem acatadas, alteradas e inseridas no projeto final da Lei Orçamentária Anual.


Formulário



Áreas específicas


LEGISLATIVA


ADMINISTRAÇÃO


ASSISTENCIA SOCIAL


SAUDE


EDUCAÇÃO


CULTURA


URBANISMO


HABITAÇÃO


SANEAMENTO


GESTÃO AMBIENTAL


AGRICULTURA


TURISMO


COMERCIO E SERVIÇOS


TRANSPORTE


DESPORTO E LAZER







Declaração de aceitação do termo de compromisso (IMPORTANTE)


Declaro, para os devidos fins, pessoalmente ou por meio de meu(ua) sócio(a)/titular, que li e aceitei o termo descrito acima, e afirmo que todas as informações preenchidas neste formulário são verdadeiras perante o Poder Público, sob as penas da lei.

Li e concordo com a declaração acima.
Cancelar








Desenvolvido por Departamento de Tecnologia e Processos
Prefeitura Municipal da Estância Turística de Tupã
2020 Todos os direitos reservados