Saneamento básico

Saneamento básico em Tupã é comparado a padrão Europeu de qualidade

Texto Completo

A Estância turística de Tupã recebeu certificado de "Excelência no Atendimento de Água e Esgoto" durante o 62º Congresso Estadual de Municípios (CEM), realizado em Santos entre 2 e 7 de abril.

Nos cerca de 5.570 municípios do Brasil, mais de 30 milhões de pessoas não recebem água tratada e outras 110 milhões não têm esgoto tratado.  Já no Estado de São Paulo, entre 645 municípios, somente 300 são certificados com excelência no atendimento de água e esgoto e possuem o “Padrão Europeu de Saneamento".

Tupã está entre estes municípios, sendo considerado um “Município 300%”, ou seja, possui 100% de água potável, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado. O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Luiz Pereira, esteve no evento representando o prefeito Ricardo Raymundo.

Anderson explica que a homenagem de excelência no atendimento de água e esgoto foi feita no dia 4 (quarta-feira), pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental “ABES”, uma organização que tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, com desenvolvimento de atividades alicerçadas na engenharia sanitária e nas ciências ambientais.

“É com grande alegria que recebemos este certificado, que comprova mais uma vez a qualidade do tratamento de nossa água e esgoto. Parabenizo a SABESP, por também ser uma grande responsável por esta conquista”, disse. “Vale lembrar que não apenas a cidade de Tupã, mas também os distritos de Varpa, Parnaso e Universo são beneficiados com tratamento completo de água e esgoto”, ressaltou.

62º Congresso Estadual de Municípios

O congresso, realizado entre 2 e 7 de abril e organizado pela Associação Paulista de Municípios (APM), teve como tema este ano “País Moderno, Cidades Inteligentes” .

O Congresso é considerado um dos principais momentos da APM ao longo do ano. Realizado há 60 anos, se caracteriza pela reunião de toda a classe política do Estado e do país.

Desenvolvido por Subsecretaria de Tecnologia da Informação
Prefeitura da Estância Turística de Tupã