Semana da Educação
Página Inicial


Palestrantes

 

Ana Paula Aporta

É Pedagoga, Especialista em Educação Especial pela UNESP, Mestre e Doutoranda em Educação Especial pela UFSCar e participei da formação para o ensino de pessoas com TEA na ASSERT em Utah, Estados Unidos. Tenho práticas no Ensino Comum, Educação Especial, AEE, atendimento clínico e domiciliar com orientações à professores e pais e supervisão de terapeutas para atendimento baseado em ABA. Leciono em pós graduação com disciplinas sobre o ensino para pessoas com deficiências.

Anaide Trevizan

Tenho 28 anos de experiência na área de Educação em assuntos ligados à alfabetização, gestão escolar, avaliação educacional, inclusão escolar, ciência e tecnologia, produção de diretrizes curriculares, orientações pedagógicas, metodologias ativas, elaboração de material didático do ensino fundamental e formação continuada dos profissionais de educação.

Clique Aqui e veja alguns dos trabalhos deste palestrante.




Beto Cavallari

O educador Beto Cavallari é Ph.D em Filosofia e Educação pela Columbia University, na cidade de Nova York. Beto Cavallari possui mais de 20 anos de experiência com pesquisa, ensino, publicação e gestão da Educação. Sua pesquisa é voltada para os desafios da formação integral humana na escola do século 21. É professor universitário na Graduação e Pós-Graduação em Administração, Recursos Humanos e Pedagogia. Editor da Poiesis, com centenas de livros publicados nas áreas da Filosofia, Pedagogia, Formação de Professores entre outros. O Professor Beto Cavallari foi Dirigente Municipal de Educação em Marília, defendendo e conquistando importantes avanços para o enriquecimento da educação integral e a ampliação das escolas em período integral. É autor do livro “Com Ítaca na mente: em busca dos sentidos do ensino”, publicado em 2019.

Bruno Herbert de Paula

Analista Técnico Educacional - Formador de Coordenadores Pedagógicos, pela rede SESI de Ensino. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia, com Habilitações em Administração Escolar do Ensino Fundamental e Médio, em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio, pela Faculdades Integradas de Itararé.

Edson Rodrigo de Azevedo

É Mestrando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Docência para Educação Básica (PPGDEB) pela Unesp - Campus Bauru/SP (2019). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível (FAECA). Atualmente é Coordenador Pedagógico na Secretaria Municipal da Educação de São José do Rio Preto e, de 2014 a 2018 atuou como Professor de Educação Básica I. Nos anos de 2017 e 2018 atuou como Formador Local de professores alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). É membro do Conselho Municipal Afro-Brasileiro na Gestão 2019/2021 (suplente). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Escolar, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas na perspectiva da Lei Federal nº 10.639/03 e Literatura infanto-juvenil de matriz africana e afro-brasileira.

Guilherme Mantovan de Almeida

Professor de Educação Física na rede municipal de Ribeirão Preto - SP. Licenciado em Educação Física. Licenciado em História. Mestrando em Docência para Educação Básica pela Faculdade de Ciências da Unesp - Bauru. Pesquisa as implicações de teorias pedagógicas vigentes sobre as relações sociais ao longo do processo de ensino-aprendizagem da cultura corporal e especificamente como os esportes podem contribuir para a formação política e a compreensão da realidade social.

Oliver Lima

Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental, Ensino da Arte, Neuropedagogia na Educação e em Psicopedagogia. Licenciado em Ciências Sociais e Pedagogia, atua há 16 anos na Educação como professor, gestor municipal, consultor e palestrante. Participou como avaliador no Prêmio Nacional de Gestão Escolar (2017), foi redator do Currículo Paulista - Etapa da Educação Infantil (2018/2019) e compõe a equipe de formadores do processo de Implementação do Currículo do Estado de São Paulo.

Prof. Dr. Manoel Osmar Seabra Junior

Doutor em Educação, docente do depto de Educação Física e do Programa de Pós graduação em Educação da Unesp, PP. e coordenador do Gepitama - Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão, Tecnologia Assistiva e Atividade Motora Adaptada.

Sebastião Fernandes

Eu sou especialista em processos formativos tanto de professores, gestores escolares e de equipes de formadores de professores da Educação Básica.

Clique Aqui e veja alguns dos trabalhos deste palestrante.




Sérgio Tück

É Arte Educador, formado não só em universidade, mas no dia a dia das escolas públicas. Com seu instrumento favorito, o tambor japonês Taikô, pode viajar por diversos lugares (inclusive o Japão) se apresentando e conhecendo sempre mais. Foi membro por 12 anos de grupos como Wadan, Kawasuji Seiryu Daiko e Bon Odori Fukushima (todos ligados a manifestação cultural de origem japonesa no Brasil). Participou de formações e transformações com membros do Barbatuques (Fernando Barba, Charles Raszl), da Música do Círculo (Pedro Consorte, Zuza Gonçalves e Ronaldo Crispin), do Música e Movimento e da comunidade de Educação Musical Ativa (Uirá Külhmann, Nacho Propato, Estevão Marques), do Kodo (Yoshikazu Fujimoto, Yoko Fujimoto, Eichii Saito...) e é atual participante da “Magnífica Orquestra Paulistana de Músicas do Mundo” coordenada pelo músico Gabriel Levy (Mawaca e outros...). Atualmente além de professor da rede pública municipal (ensino fundamental), também é professor de Artes e Linguagens no Cursinho Comunitário Gauss (há 10 anos) e Diretor da Aluthiers do Brasil (associação sem fins lucrativos que promove a luteria). Esteve diversas vezes em contato e em formação com José Pacheco, o que lhe faz acreditar no real poder da educação pública como transformação humana e social. Como um bom viajante, gosta de trazer lembranças consigo, levando à escola, além de canções brasileiras, músicas, instrumentos, e brincadeiras da América Latina e do Japão.

Tatiane Cristina Guadagnucci

Mestranda em Docência para a Educação Básica (UNESP), graduada em Licenciatura Plena em Matemática e Pedagogia. Atuou como formadora de professores nas áreas de ciências da natureza e matemática e, atualmente, atua na formação de gestores escolares de escolas municipais, nas prefeituras conveniadas ao Sistema SESI SP de Ensino.

Ton Ferreira

Mestre em Ciências pela USP, pós-graduado em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP, pós-graduado em M.B.A. Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, extensão em Educação Matemática pela PUC SP, é licenciado em Matemática pela UNESP. Atua profissionalmente há mais de 15 anos na área educacional. Consultor Educacional, Consultor de Negócios e Coordenador Geral de Projetos Educacionais, é Formador de Educadores na área de Matemática e Qualificação de Gestores Educacionais, ministra palestras, minicursos, colóquios em Universidades, Empresas e Redes Municipais/Estaduais de Educação com foco em pesquisa, formação inicial e continuada de professores, tecnologia e gestão pública. É pesquisador e articulista de assuntos relacionados à docência.

Natacha Costa

É diretora geral da associação Cidade Escola Aprendiz desde 2006. Psicóloga formada e licenciada pela PUC-SP, Natacha tem artigos em varias publicações e é hoje uma das referencias nos temas de Educação Integral, Inovação na Educação e Exclusão Escolar no país atuando em conselhos e comitês relacionados a estes temas nos últimos anos. Em 2007, Natacha compôs o Grupo de Trabalho Nacional que formulou o Programa Mais Educação do Ministério da Educação. Em 2012 e 2013, compôs o perjure do premio WISE de Inovação em Educação da Fundação Qatar e o comitê técnico do Premio Itaú Unicef. Entre 2013 e 2015, fez parte da Comissão Editorial de Educação Integral em Tempo Integral pela Fundaj/MEC e do Grupo de Trabalho Nacional da Iniciativa pela Inovação e Criatividade na Educação Básica do Ministério da Educação. Atualmente é membro do Comitê Nacional para a busca Ativa Escolar do UNICEF, do Movimento de Inovação na Educação e do Conselho Consultivo do Núcleo de Projeto e Pesquisa em Cultura, Cidade, Gênero e Primeira Infância do Instituto Brasiliana/Universidade Mackenzie. Além disso, faz parte do Programa Líderes Transformadores da Educação da Fundação SM que reúne educadores de 9 países da América Latina e Espanha e compõe a comunidade ativadora do Programa Escolas Transformadores no Brasil (Ashoka/Alana)


XVII SEMANA DA EDUCACAO
©2019 – Faculdades FACCAT