Semana da Educação
Página Inicial



Palestrantes

 

M.a. Aluah Bianchi

ASSESSORIA PEDAGÓGICA (41) 98818-0552 pedagogiamural@gmail.com @muralpedagogia Pedagoga, Psicopedagoga e Mestre em Educação. Atuo na área educacional há 20 anos, há 13 anos como coordenadora pedagógica. Paralelamente, realizo, desde 2013, assessoria pedagógica para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais, em escolas privadas e públicas em diversas cidades do país. Participei de viagens pedagógicas internacionais para Barcelona, Toronto, Quebec e realizei estágio na cidade de Reggio Emilia - Itália, na busca de conhecer outras realidades educacionais que me auxiliassem a transformar minha prática pedagógica. Integrei por 2 anos o Grupo de Pesquisa sobre a abordagem Reggio Emilia promovido pela Universidade Tuiuti do Paraná. Administradora e produtora de conteúdo pedagógico do Mural Pedagogia (Instagram- @muralpedagogia / Youtube: /c/AluahBianchi).

Formadora Camila Mendes

Camila Mendes, faz parte da equipe de formadores da Kalu Educar, é formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Senac e Design Gráfico pela Faculdade Senac de Comunicação e Artes. Trabalhou como Diretora de Arte em um estúdio de design gráfico que atendia a Editora Abril, Editora Trip, Landscape, Companhia das Letras entre outras. Começou sua jornada na área da educação há 8 anos, como auxiliar de sala e professora titular de educação infantil na Global Me Bilingual School onde atualmente compõe o corpo de coordenação pedagógica. Conduz a formação de professores e funcionários, fazendo a interlocução entre todos os setores da escola, garantindo a visão da infância. Participou de intercâmbios junto a creche Baroneza de Limeira, integrou um grupo de estudos sobre a BNCC na Educação Infantil conduzido por Beatriz Ferraz, além do grupo de estudos encabeçado por Karina Rizek sobre formação de professores e escrita significativa do Projeto Político Pedagógico. Realizou cursos pelo Instituto Singularidades voltados para BNCC, como BNCC em foco na Educação Infantil: trajetória teórico-prática para formação de professores e BNCC na creche: bebês em foco. Pela Escola da Vila, se capacitou sobre o brincar na Educação Infantil - Um olhar para o brincar na escola: criação de ambientes lúdicos e integrou os ciclos de palestras pelo Instituto Vera Cruz acerca dos olhares sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil, participando de reflexões como as experiências da Casa Redonda, diálogos dos campos de experiência pelo pensamento projetual e lugares de aprendizagem e desenvolvimento docente na Educação Infantil por meio dos campos de experiência. Fez parte de formações sobre a prática de Mindfulness para crianças de 0 a 6 anos através da Mindkids e Assertiva Mindfulness, desenvolvendo a atenção plena ao corpo, estímulos e mundo exterior com as crianças. Paulo Tomazinho é Doutor em Educação pela Udelmar, Chile e Doutor em Odontologia pela Universidade Positivo. Membro do Grupo Técnico de Inovação do Ensino Superior do SEMESP e Grupo de Inovação do SINEPE. Google Certified Innovator. Fundador da Meta Aprendizagem e co-fundador da Moonshot Educação. Pesquisador, Consultor e Palestrante em Metodologias Ativas de Aprendizagem, Neurociências da Aprendizagem, Tecnologias Educacionais e Didática Assimétrica. Ajuda escolas, IES e professores a transformar ensino em aprendizagem.

Formadora Carla Tocchet

Coordenadora pedagógica do Programa de Redes municipais na Parceiros da Educação; professora da pós-graduação em Alfabetização no Instituto Vera Cruz; co-directora na maestria en Escritura y Alfabetización na Universidad Nacional de La Plata. Atuou como formadora da equipe central do Programa Ler e Escrever na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Prof. Esp. Elaine Ruiz

Com mais de 20 anos de experiência na Educação, Elaine é pedagoga, especialista em alfabetização e co-fundadora da Prosear. Iniciou sua carreira como professora da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, e nos últimos 15 anos atuou na coordenação e direção de escolas da rede privada de São Paulo e também como formadora, além de assessora de instituições da rede pública e privada. Nestas experiências se aprofundou na organização dos currículos e didática das diversas áreas do conhecimento, projetos globalizadores com Antony Zabala e na formação e desenvolvimento de Professores e Coordenadores. Formou-se como Líder Facilitadora e Consultora pela Adigo e Practitioner em Programação Neurolinguística. Além de todo estudo e investigação nos aspectos pedagógicos que envolvem as demandas da escola, tem se dedicado nos últimos 10 anos a estudar e implantar processos de gestão mais humanizados que visam o desenvolvimento de todos e todas que atuam no ambiente escolar e qualifiquem os processos e resolução de problemas.

Dra. Elieuza Aparecida de Lima

Professora Associada da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Campus de Marília - SP. Possui Graduação em Pedagogia (1996), Mestrado em Educação (2001), Doutorado em Educação (2005) e Livre-docência em "Docência na Educação Infantil" pela mesma Universidade. Atualmente, exerce atividades de docência, pesquisa, extensão e gestão junto ao Departamento de Didática da FFC, desenvolvendo ações no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o quadro de assessores científicos "ad hoc" da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Formação e Atuação de Professore(a)s da/na Educação Infantil e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Docência na Educação Infantil, Formação de Professore(a)s para a Educação Infantil, Currículo, Planejamento e Avaliação na Educação Infantil, Prática de Ensino, Didática, Educação e Desenvolvimento Infantis sob a perspectiva da Teoria Histórico Cultural. É líder do "Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil" - GEPEDEI e membro dos Grupos de Pesquisa: "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico Cultural" e "CRIA", cadastrados junto ao CNPq.

M.e. Fernando de Mello Trevisani

Doutorando em Metodologias Ativas e mestre em Tecnologias Digitais e Educação pela UNESP, pós-graduado em Educação Inovadora pelo Instituto Singularidades, Matemático pela USP. É um dos coordenadores do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido e é organizador do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. É professor, formador de professores, consultor em metodologias ativas e possui um curso on-line de Metodologias Ativas com o objetivo de conectar professores de todo o Brasil que implementam aulas em modelos ativos.

Instituto Avisa Lá - Eliana Chalmers Sisla

Psicóloga pela PUC de São Paulo com pós-graduação em Psicologia Social pela Sorbonne, Paris V. Atua na consultoria pedagógica e na formação continuada de profissionais da Educação Infantil, gestores, supervisores, professores, pelo Instituto Avisa lá e Centro de pesquisa do Ateliê Carambola, nas áreas de gestão pedagógica, saúde, cuidado e bem-estar, entre outras. Coautora do Guia Diretrizes em Ação – qualidade no dia a dia da educação (MEC e UNICEF) e do Programa Educação Infantil – cuidado, saúde e bem-estar (Avisa lá e Santander). É membro fundadora da Rede Pikler Brasil lsisla@gmail.com Cel: (11)993210396

Dra. Jaqueline Costa Castilho Moreira

Tem formação na área de Comunicação, Saúde e Educação. É Bacharel em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1987), Licenciada Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2003). Mestra em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP/Rio Claro(2007) e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP/Araraquara (2013). Tem quatro Especializações: Atividade Motora Adaptada pela UNICAMP/SP (2005); Formação de Professores para Cursos Semipresenciais e de Educação a Distância pela FCT/UNESP/SP (2015); Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade pela UNIFEI/MG (2015) e Docência da Língua Portuguesa para Estrangeiros pela UNINTER(2021). Atualmente Professora Assistente Doutora na Faculdade de Ciências e Tecnologia, junto ao Departamento de Educação Física da UNESP de Presidente Prudente. Docente do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em "Mídia e Tecnologia" PPGMiT, da UNESP/Bauru, linha 2: Tecnologias midiáticas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas IPTECHI (Inovações Pedagógicas, Tecnológicas e Suas Histórias)/CNPQ. Foi Bolsista pela FUNDESP (Projeto Bolsa Mestrado, Decreto nº 48.298//2003 do Programa de Formação Continuada Teia do Saber/SEESP). Desenvolveu a dissertação de temática ambiental: Caminho da Fé: Pedestrianismo, Estados Emocionais e Reflexões sobre Ambiência e no Doutorado, a tese: Saberes em Campo: a configuração do ensino escolar da Educação Física no Estado de São Paulo (1964-1985). Foi Professora Efetiva da Rede Estadual de Educação de São Paulo entre 2003-2013, Titular na Escola Estadual Dr. Edgardo Cajado em Ribeirão Preto. Entre 2006-09 foi uma das organizadoras do livro: "E.E. Dr. Edgardo Cajado: Revelando uma década da história de nossa escola"; resultado de projeto patrocinado pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP). Trabalhou como Orientadora de Disciplinas durante o Curso Semipresencial de Pedagogia da UNESP/UNIVESP/FUNDUNESP, no Campus Experimental da UNESP/São Vicente, por três anos e meio. Em 2016 ministrou o aperfeiçoamento de 30h sobre jogos virtuais para Professores de Educação Física na Diretoria de Ensino de Presidente Prudente (SEESP), intitulado TECNOLOGIA E MOVIMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, publicado e homologado no DOSP. Publicitária autônoma - Registro 3897 Folha 137 Livro 11, com experiência na área de Marketing e de Publicidade. Atualmente tem dedicação exclusiva à vida acadêmica investigando temas relacionados à Mídia, Tecnologia, Saúde, Educação, Interdisciplinaridade, Ludicidade e Ensino Remoto Emergencial (ERE). Tem predileção por criação de materiais didáticos/pedagógicos; em especial, jogos que envolvam virtualização do corpo com tecnologia acessível. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9122-977X.

Dra. Juliana Edwiges Martinez Spada

Doutora em Fisioterapia (UNESP - Presidente Prudente) Mestre em Saúde e Envelhecimento (FAMEMA) Especialista em Neuropediatria (UFSCar) Especialista em Terapia Aquática (Aquatic Resources Network) Capacitação em Prótese, Órtese e Dispositivos Auxiliares (SORRI – Bauru) Capacitação para Problemas Graves do Comportamento (UNESP – Bauru) Fisioterapeuta da APAE de Tupã/SP (2005-2017) Docente nos cursos de Fisioterapia e Técnico em Estética e Cosmética da FADAP/FAP de Tupã/SP (2006 - Atual)

Prof. Esp. Márcio Bernardes

• Graduado em Educação Física e Especialista em Jogos Cooperativos; • Mestrando em Práticas Docentes no Ensino Fundamental - UNIMES – Santos/SP; • Professor Universitário do Curso de Educação Física - FEFIS/UNIMES – Santos/SP (Presencial e EaD); • Coordenador de Educação Física e Esportes do Colégio Objetivo - Unidades Baixada Santista (Santos, São Vicente e Guarujá) e São José dos Campos; • Técnico Desportivo em Recreação e Lazer - Concursado na Prefeitura Municipal de Santos/SP ; • Palestrante em Congressos e Eventos pelo Brasil.

Formadora Mariana Pinterich

Mariana Pinterich, é formada em Letras pela Universidade de São Paulo e Pedagogia pela Universidade da Cidade de São Paulo, atuando na área da educação há 14 anos. Começou sua jornada como instrutora de línguas para crianças, jovens e idosos; foi professora de língua portuguesa e inglesa na rede estadual de São Paulo e escolas particulares, trabalhando com crianças e adolescentes do Fundamental II e Ensino Médio; passando, então, a se dedicar à prática e estudo sobre ensino bilíngue na Educação Infantil. Foi assistente, professora, assistente de coordenação e, desde 2020, é coordenadora pedagógica da Global Me Bilingual School, onde faz o acompanhamento de uma equipe de 50 profissionais, incluindo professores, assistentes, estagiários e professores especialistas. Faz a interlocução com todos os setores da escola como cozinha, manutenção, segurança, limpeza e portaria e administrativo para garantir a formação de toda escola quanto à visão de infância e prática diária com as crianças e famílias. Como coordenadora, conduz a formação pedagógica coletiva da equipe e a formação individual dos professores, buscando garantir a reflexão do planejamento e a prática do currículo da escola. Faz o acompanhamento dos grupos e dos alunos para traçar estratégias que beneficiem a criança e o coletivo. Também orienta professores e famílias quanto ao desenvolvimento e comportamento infantil por meio da observação, registros, documentação e avaliação. Realizou cursos pelo Instituto Singularidades voltados à novas estratégias docentes e novas tecnologias para o ensino bilíngue. É capacitada para a prática de Mindfulness com crianças de 0 a 6 anos, desenvolvendo a presença e o estado de consciência plena com as crianças. Pela Diálogos, participou da capacitação e grupo de estudos sobre a prática de Reggio Emilia conduzido por professoras da Escola Diana, “A escola como um grande ateliê: pensamento, ambientação e contexto”. Ainda pela casa Diálogos, integrou encontros formativos sobre o que significa o arranjo curricular para a educação infantil através dos campos de experiência e sobre a prática de Maria Montessori. Cursou ciclos de palestras no Instituto Vera Cruz acerca dos olhares sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil, participando de reflexões como as experiências da Casa Redonda, diálogos dos campos de experiência pelo pensamento projetual e lugares de aprendizagem e desenvolvimento docente na Educação Infantil por meio dos campos de experiência. Colaborou para o artigo “Estratégias para mediação de conflitos”, publicado na revista especializada Nova Escola. Integrou o grupo de estudos conduzido por Beatriz Ferraz sobre sobre a BNCC na Educação Infantil, além do grupo de estudos encabeçado por Karina Rizek sobre formação de professores e escrita significativa do Projeto Político Pedagógico. Também fez parte do grupo da Escola de Educadores com Beatriz Ferraz que realizou a leitura crítica do currículo da cidade de Jundiaí.

Dra. Palmira Tatiana Ramos Tolotti

A Profª Palmira Tolotti é Doutora Honoris Causa em Educação, é Diretora de Captação de Recursos da Aunipi – American Association of UN Peacekeeping Forces International Brazil, Comendadora Chanceler pela Ordem do Mérito Cívico e Cultural oficializada pelo Ministério da Educação. Escritora. Especialização em Políticas Públicas pelo MLG com módulo internacional na Universidade de Harvard Kennedy School - Boston/EUA. A frente de mais de 3.000 Secretarias Municipais de Educação em Captação de Recursos Federais e Estaduais propiciando melhorias contínuas as unidades escolares para adquirirem desde reformas, construções, mobiliários e materiais pedagógicos para a melhoria da efetividade e qualidade Educacional para o aluno sujeito de sua história. Desenvolve projetos de Diplomacia Mercosul e Brasil representando o Brasil em eventos Internacionais de Educação refletindo sobre novos caminhos que podemos direcionar nossa Educação. Palmira Tolotti: Ficou entre os 3 finalistas da Bett Educar México América Latina como Profissional mais influente em seu país na Educação e que propicia impacto a Gestão Pública 2017. Foi condecorada pela Câmara Municipal do Estado de São Paulo como Personalidade do Ano em Educação. A Profª Palmira faz parte da Academia William Shakespeare como Imortal na cadeira Nº 24, representando Tarsila do Amaral. Consultora Educacional Brasil pela Google Reeducation. Escolhida para integrar a AMESP - Associação dos Municípios do Estado de São Paulo como Conselheira na Àrea de Políticas Públicas da Educação.

Prof. Dr. Paulo Tomazinho

Paulo Tomazinho é Doutor em Educação pela Udelmar, Chile e Doutor em Odontologia pela Universidade Positivo. Membro do Grupo Técnico de Inovação do Ensino Superior do SEMESP e Grupo de Inovação do SINEPE. Google Certified Innovator. Fundador da Meta Aprendizagem e co-fundador da Moonshot Educação. Pesquisador, Consultor e Palestrante em Metodologias Ativas de Aprendizagem, Neurociências da Aprendizagem, Tecnologias Educacionais e Didática Assimétrica. Ajuda escolas, IES e professores a transformar ensino em aprendizagem.

Dra. Sarita da Matta Dias Peres

Advogada, especialista em Direito Educacional, Direito Municipal e Direito e Processo do Trabalho. Consultora e palestrante na área de Educação Pública. Assessora jurídica da UNDIME – SP - União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo e de diversos Municípios; tutora nos Cursos a distância de Direito Educacional promovido por meio da plataforma www.publicaeducacional.com.br. Sócia no escritório Graboski Advogados Associados, especializado em Direito Público, notadamente em Direito Educacional, e da empresa Pública Gestão Educacional que atua na área de capacitação em Gestão Educacional e Direito Educacional. Integrante da Diretoria da 59ª Subseção da OAB de Adamantina/SP como Secretária Adjunta Geral (período de 2016-2018) e como Secretária Geral (2020/2021). Relatora do Conselho de Prerrogativas da OABSP - X Turma de Presidente Prudente (2019-2021). Relatora do Tribunal de Ética e disciplina da OAB/SP - XII Turma Presidente Prudente (2020-2022).

M.a. Talita Laura Braz Capano Conrado

Formação complementar. Graduação em Fonoaudiologia – Unesp/Marília - SP. Curso de Especialização em Linguagem Oral e Escrita - Unesp/Marília -SP. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana. Unesp / Marília SP. Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia Aprimoranda em Apraxia de fala da Infância – Abrapraxia, Aprimoramento em Distúrbio de Aprendizagem e Dislexia - Cefac/Bauru -SP. Extensão em Processamento Auditivo Central Cefac-/Ribeirão Preto-SP Capacitação em Impactos do Processamento Auditivo na Linguagem e na Aprendizagem – Cefac/Bauru -SP. Aprimoramento em Processamento Auditivo e Clínica Fonoaudiológica: implicações na avaliação e planejamento terapêutico – Cefac/SP. Aperfeiçoamento em Processamento Auditivo e Clínica fonoaudiológica _ Fonoatuante /Campinas SP. Treinamento específico para avaliação e reabilitação dos Transtornos de Aprendizagem- Tear-pap-I -Unesp/Marilia –SP. Treinamento específico para avaliação e reabilitação dos Transtornos de Aprendizagem- Tear-pap-II-Unesp/Marilia –SP. Treinamento específico para avaliação e reabilitação dos Transtornos de Aprendizagem- Tear-pap-III-Unesp/Marilia –SP. Treinamento específico para avaliação e reabilitação dos Transtornos de Aprendizagem- Tear-pap-IV-Unesp/Marilia –SP. Curso em Modelo de Resposta a Intervenção (RTI) da teoria à prática - Unesp/Marília –SP. Aperfeiçoamento de avaliação de linguagem oral infantil – TechKnolodge/Simone Lopes Herrera. 2020 Curso sobre VB-MAPP e Ensino do Comportamento Verbal do Instituto LAHMIEI-Autismo/ UFSCar Capacitação em Transtorno do Espectro Autista – Cefac/Bauru-SP. Curso de análise do comportamento aplicada a intervenção fonoaudiologica da fala e da linguagem- ABA para fonoaudiólogos – Cefac – Bauru. SP. Membro do laboratório de investigação do Processamento Auditivo Central (LIPAC)- Unesp/Marília-SP. Acesse o curriculum pela plataforma lattes: http://lattes.cnpq.br/5281602780993510

Dra. Regina Suguihara

Neuropsicóloga Dra. Regina Suguihara Psicóloga Clínica Cognitiva e Neuropsicóloga Consultora em RH estratégico Fundadora e Presidente da Brain Academy Cursos de Inteligência Socioemocional e Função Executiva Cursos de Educação Corporativa


XVIII SEMANA DA EDUCACAO
©2024 – Faculdades FACCAT